A Entrevista de Desligamento é um procedimento que toda empresa deve utilizar para obter informações relevantes sobre vários aspectos do ambiente de trabalho, uma vez que o profissional que está deixando a empresa se sentirá mais seguro para fazer críticas, relatar seus sentimentos e sugestões para a organização melhorar. 
 
É uma importante ferramenta de gestão para análise do ambiente interno, capaz de identificar pontos críticos da organização que merecem melhorias e os motivos que levaram o profissional a deixar a empresa.

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A Entrevista de Desligamento tem 4 objetivos principais:

  • Suporte para o desligado, diminuindo a tensão entre empresa e ex-colaborador. O desligamento pode vir acompanhado de sentimentos, como raiva, ressentimento, críticas e reclamações sobre o gestor, colegas de trabalho ou sobre a empresa. A entrevista é um bom momento para que essas divergências sejam esclarecidas;

  • Investigação sobre os motivos da demissão e analisa fatores de avaliação (KPI´s) referentes as práticas da empresa com relação a organização, comunicação, desempenho, orgulho, camaradagem, credibilidade, respeito, imparcialidade, liderança e gestão de pessoas;

  • Oportunidade de melhoria no processo de gestão de pessoas, identificando os principais pontos fortes e de melhoria da empresa e eventuais problemas de relacionamento entre as Lideranças e liderados;

  • Imagem que o profissional levará da empresa para o mercado. Empresas que utilizam a ferramenta de gestão Entrevista de Desligamento tem uma gestão humanizada do processo de desligamento, além de demonstrar responsabilidade social com seus ex-colaboradores. Além disso, a percepção dos colaboradores que continuam na empresa será tranquilizada ao ver a postura da empresa em oferecer esse momento de troca de percepções e opiniões de ambos os lados. Isso demonstra que a empresa valoriza o capital humano, além de manter ações bem pensadas e planejadas no processo de desligamento.